sábado, 4 de abril de 2009

Top Surprise


O ano era 1994 e a dance music ainda não era totalmente difundida no Brasil. Alguns sucessos esparsos, um e outro hit, mas nada que dominasse o dial de nossas FM's.

Foi aí que a sempre competente SOM LIVRE lançou um cd revolucionário, que casualmente se transformou em um divisor de águas da música contemporânea. Depois de TOP SURPRISE nada foi o mesmo, as atrações do Faustão mudaria e as trilhas internacionais de novelas também.

O mais interessante do cd era que ele não era totalmente de Dance Music, mas mesmo assim abriu as portas para toda uma generação para aquela música com sintetizadores, batidas repetidas e rappers que cantavam juntos com mocinhas. Analisando faixa a faixa o cd, parece que a Som Livre fez uma aposta para criar duas modas: rappzinho americano ou eurodance. E claro, deu uns tiros pro lado do indie que naquela época ninguém deu atenção.

Sabemos muito bem qual dos dois ritmos ganhou:

1. South - Woot There it easy
Um rap tecnotrônico com vocais pegajosos. Foi tão pop que, com a ajuda da divulgação da Xuxa virou grito de torcida. U dererê!

2. Snoopy Doggy Dogg - Who Am I (What's my name)
Um dos maiores nomes do RAP em crise de identidade. Quem sou eu? Qual é meu nome? Snoopy Doggy Dogg não tem nada de dance mas marcou os anos 90.

3. Mc Saar & The Real Mccoy - Automatic Lover (Call For Love)
Finalmente a primeira música dande do cd, mas de um grupo não tão conhecido que produziu poucos hits comparado às outras bandas dessa década tão musical. The Real Mccoy era da Alemanha, meca do eurodance, e seu maior hit depois desse foi "Run Away". (Run away, run away and say good byeee). Lembra?

4. Salt n´Pepa - Shoop
Top Surprise volta a sua esquizofrênia com uma música R&B meio hip-hop com um dos grupos mais tradicionais dos EUA. Salt n'pepa ganhou Grammys e vendeu mais de 15 milhões de discos em terras ianques, mas não foi um grande sucesso no Brasil.

5. Masterboy - I Got To Give It Up
É disso que o povo gosta. Finalmente! O primeiro grande sucesso é a quinta faixa do cd, por quê? Masterboy foi outro grupo alemão que juntava um rapper e uma tiazona cantando, nesse caso uma que se chamava Trixi. I got to give it up foi sucesso instantâneo, transformando-se em música de academia perfeita para fazer STEP e enrijecer os glúteos.

6. Double You - Drive
Um monstro dos anos 90. Mais do que nunca! A história do Double You se confunde com a nossa. Essa banda italiana que não fazia sucesso igual em nenhuma parte do mundo, só no Brasil. Graças a Som Livre, o Top Surprise e ao cd Quatro por Quatro Internacional. Drive não é a música mais conhecida deles, mas apresenta uma qualidade única e todos os ingredientes de uma bela canção dance que faria adolescentes dançarem na matiné.

7. All 4 One - So Much In Love
De volta ao R&B. All 4 One era como um Sampa Crew americano. Suas músicas eram tão pegajosas que uma outra música deles, chamada "I swear", foi regravada em português por Leandro e Leonardo como "Eu juro".

8 Bg The Prince of Rap - The Colour of My Dreams
Não sabemos quem é o rei do Rap, mas o príncipe claramente é o BG. Um americano que tem uma história parecida com o Captain Jack. Era do exército e foi mandado para Alemanha, onde começou sua carreira musical. O sucesso aqui no Brasil foi tanto que o Príncipe do Rap se apresentou até no Faustão.


Faustão já interrompia as estrelas desde os anos 90.

9. Ace of Base - The Sign
O que podemos dizer de Ace of Base? Esses suecos foram uma das poucas bandas que conseguiram fazer sucesso com sua dance music nos EUA. The sign chegou ao número 1 da parada americana. Talvez Ace of Base seja a mais bem sucedida banda de eurodance em escala mundial. Foram nada mais de 30 milhões de cd's vendidos.

10 Dr Alban - Look Who's Talking
O nosso doutor explodia mundialmente com esse tema que falava das agruras de ser um popstar. Esse nigeriano que vivia na Suécia canta até hoje, e como você já pode ver no Trash 90, sua última música foi sobre os anos 90 com o grande Haddaway.

11 Undercover - Love Sick
Uma das carreiras meteóricas da música dance da década. Undercover é uma das poucas bandas inglesas do gênero, que em 1992 chegou ao número 2 da parada de seu país com o hit "Baker Street", um cover de uma famosa música de 1978 do cantor Gerry Rafferty. Faustão, que não é bobo nem nada, teve essa prestigiosa banda em seu palco.


Undercover mostra a música e a moda da época.

12 DJ Company - Hey Everybody
A música começa com a cantora dizendo "Como se soletra DJ?". Realmente um grupo que não sabe escrever isso não poderia ter uma carreira promissora. Um sucesso perene, em muito graças ao Top Surprise.

13 Ice Mc - Think About The Way
Se o gênero dance tem um pai, esse nome é Ice MC. O Mestre de Cerimônias gelado inglês, classificado na wikipedia como um rapper de eurodance, já fazia sucesso bem antes de que o ritmo fosse uma febre mundial. Em 1990 seu hit "Cinema", onde ele fica falando dezenas de nomes de atores foi eternizado, sendo um embrião do que o eurodance é hoje. E o cara tinha competência em escolher seus companheiros de banda. Nada menos que Alexias cantava com ele no início da carreira. Think About the Way é puro hit.

14 The Breeders - Cannonball
O que uma banda como o Breeders faz nesse cd? A pessoa que escolheu o repertório ou é desinformada ou é muito irônica. Cannonball, o maior sucesso da banda de Kim Deal não tem nada de dance. De qualquer maneira agradecemos ao Top Surprise por ter apresentado a toda uma geração de adolescentes essa tremenda música.

Com o sucesso do Top Surprise, logo foi lançado o Top Surprise 2, com campanhas massivas de TV e um foco total a dance music. Mesmo que na teoria, a segunda edição fosse muito superior, a que marcou mesmo foi o pioneirismo e a vanguarda da primeira.

1 Scatman John - Scatman (Ski-Ba-Bop-Ba-Dop-Bop)
2 DJ Bobo - Love is All Around
3 Andrew Sisty - Oh! Carol
4 Nevada - Make My Day
5 2 Brothers on the 4th floor - Let Me Be Free
6 Purple Beat - Don't Stop Till You Get Enough
7 ICE MC - Dark Night Rider
8 Bobby Ross Avila - What's Up - Que Passa
9 Gottsha - You Can Do Magic
10 Jean Michel Dorthan - Guantanamera

6 comentários:

Anônimo disse...

Só o nome da coletânea já me fez rir até. Preciso MUITO ouvir isso!!

Ronin disse...

BG the Prince é fodão.
This beat is hot é um clássico dos anos 90. Até vi o clipe esses dias.

Ronin disse...

Demais a postagem. Estava esquecendo de ler o resto. Tudo graças ao apego que tenho pela música do BJ. Ele se apresentou em Campinas...bons tempos.
Dica de postagem: Disco 95!!!

Aninha Moraes disse...

kkkkkkkkkkk...seus comentários em cada música e cantor é hilário...eu ri demais no Double You...lá em ksa tem esse cd...confesso q eu adorava kkkkkk...e tem tbm o top surprise 3, ae eu nem sei q musicas tem nesse.

Unknown disse...

Caraca!!!!!! Lembro como se fosse ontem meu LP!! Eu escutava essas musicas no ultimo furo!! Relíquia, viu!! Isso é uma jóia rara.

Fraudelino Rocha das Cruzes disse...

"Drive" é regravação do The Cars, cara! Clássico!!!!